LEON TROTSKI 
 A REVOLUÇÃO ESPANHOLA
 
Publicamos aqui o Prólogo desta edição escrito por Esteban Volkov,
neto de Trotski e organizador da Museo Casa Leon Trotsky do México: 

Sem teoria revolucionária e sua correta aplicação, não há caminho em direção ao socialismo. O arsenal ideológico que a reúne se enriquece dia a dia com o acontecer histórico do passado e do presente. Do passado, enquanto possibilita uma análise e compreensão mais acertada do sucedido, e do presente enquanto permite revelar, tornar visível a dinâmica da luta de classes, que está nas profundezas, na raiz de quase todos os conflitos do gênero humano registrados na história, para adotar uma posição política correta frente a esses e desenvolver uma estratégia correta.
As vitórias e triunfos na luta de classes fornecem conhecimentos valiosos. Mas o estudo minucioso e a análise das causas das derrotas e fracassos podem ser muito mais úteis e valiosos para o arsenal marxista, para erradicar os erros nas futuras batalhas que virão.
O revolucionário Leon Trotski dava importância prioritária à educação política das novas gerações de revolucionários. Que melhor ensinamento para essas que seus “Escritos sobre a Espanha”? Nesses, desvenda a teia política da Revolução Espanhola derrotada, em cuja liderança se misturaram governos claramente aliados à burguesia, consequentes com seus interesses de classe, e outros claramente traidores como os stalino-comunistas que, com um disfarce marxista, atuaram para derrotar os movimentos revolucionários aliando-se com os inimigos da Revolução. Outros, como o anarquismo, com forte influência em grandes setores das massas revolucionárias, mas perdidos politicamente à semelhança do POUM que, por não ter uma estratégia marxista revolucionária – exposta com grande qualidade por Leon Trotski – terminaram, assim como o POUM, apoiando políticas de colaboração de classes, de “Frente Popular”.
Admirável, de grande valor e muito necessário o trabalho editorial que estão levando a cabo, neste momento, os jovens camaradas brasileiros da ISKRA. Só me resta manifestar toda minha admiração pela realização deste trabalho editorial de grande envergadura, colocando ao alcance das novas gerações a vasta experiência revolucionária de Leon Trotski, luminoso farol para trilhar o caminho para um genuíno socialismo.
Com saudações muito fraternais.
Esteban Volkov.